NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE RESUMOS E ARTIGOS


IV Seminário Interdisciplinar de Mestrados em Direito:

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I - Diretrizes gerais para o envio de resumos e artigos

1. No 'assunto' do e-mail deve constar o tipo do trabalho (Resumo, Artigo Científico, Artigo Acadêmico) o Grupo de Trabalho (disponível no link: http://seminariointerinstitucional.blogspot.com.br/p/programacao-do-evento.html) e seu respectivo título. O trabalho deve estar anexo. Ex: ARTIGO CIENTÍFICO - 1º GT'S - DIREITO INTERNACIONAL E COMUNITÁRIO - A efetividade em prol do processo civil contemporâneo.

Os trabalhos devem ser enviados ao email: seminario.interinstitucional@gmail.com

2. No corpo do e-mail deve constar o nome completo do(s) autor(es); Instituição de ensino; e-mail e telefone de contato.

3. São permitidos, no máximo, 02 (dois) autores por trabalho e no máximo 
02 (dois) trabalhos por autor.

4. As páginas NÃO devem ser numeradas.

5. Trabalhos enviados fora do prazo ou em desrespeito as normas abaixo descritas serão automaticamente desclassificados.

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II - Resumo simples:

1. O resumo simples deve observar, obrigatoriamente, a seguinte formatação de texto: Papel A-4 (29,7 x 21 cm); margens: superior=3cm, inferior=2cm, esquerda=3cm e direita=2cm; formato '.doc', utilizando caracteres Arial tamanho 12, justificado, com espaçamento simples e sem parágrafos.
2. O resumo deverá conter entre 1.500 e 2.000 caracteres (sem espaços), incluindo títulos e espaços, autoria e referências (se houver). Não deve haver recuo.
3. São permitidos no máximo 02 autores por resumo simples, os quais poderão apresentar o trabalho em conjunto, sendo que somente receberá certificado de apresentação aquele que estiver presente no evento.
4. Do resumo deverá constar, obrigatoriamente:
* no início da página e centralizado, o título da comunicação, a área temática que o autor optou dentre as apresentadas, o nome do autor, sua instituição de ensino, seu endereço eletrônico e, em seguida, o desenvolvimento do resumo;
*palavras-chaves: mínimo de 03 e máximo de 05.

5. Referência completa do(s) autor(es) citados - se houver - deverá ser apresentada em ordem alfabética (indicar somente os autores utilizados no corpo do texto).

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III - Artigo acadêmico:

1. O artigo acadêmico deve observar, obrigatoriamente, a seguinte formatação de texto: Papel A-4 (29,7 x 21 cm); margens: superior=3cm, inferior=2cm, esquerda=3cm e direita=2cm; formato '.doc', utilizando caracteres Arial tamanho 12, justificado, com espaçamento simples e sem parágrafos.
 
2. O artigo acadêmico deverá conter até 05 laudas, incluindo:

*título;
*resumo;
*palavras-chaves;
*introdução;
*revisão de literatura (trata-se da discussão doutrinária dos conceitos trabalhados no resumo);
*resultados e discussão (trata-se da problemática em si);
*conclusões;
*referências;
3. São permitidos no máximo 02 autores por resumo expandido, os quais poderão apresentar o trabalho em conjunto, sendo que somente receberá certificado de apresentação aquele que estiver presente no evento.

4. Apresentar na primeira página, em separado:
*título do trabalho em português, letras maiúsculas, em negrito, centralizado e a área temática que o autor optou dentre as apresentadas;
*nome(s) completo(s) do(s) autor(es), centralizados, seguido de sua instituição de ensino, endereço eletrônico e, se for o caso, indicar a qual projeto de pesquisa está vinculado. Se houver mais de um autor, colocar em ordem alfabética;

*resumo em português, sem parágrafos, justificado, em espaçamento simples. Não deve conter citação ou notas de rodapé;


*palavras-chaves: mínimo de 03 e máximo de 05;


*tradução em inglês: todos os itens acima devem ser traduzidos para o inglês, na mesma página com as mesmas regras de formatação.
5. Citações devem estar no corpo do texto, conforme regras da ABNT.
6. Não deve conter notas.

7. Referências completa do(s) autor(es) citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética (indicar somente os autores utilizados no corpo do texto).
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IV - Artigo científico:

1. O artigo científico deve observar, obrigatoriamente, a seguinte formatação de texto: Papel A-4 (29,7 x 21 cm); margens: superior=3cm, inferior=2cm, esquerda=3cm e direita=2cm; formato '.doc', utilizando caracteres Arial tamanho 12 e espaçamento 1,5. Os parágrafos deverão ter espaçamento 1,5 cm.
2. O artigo científico deverá conter de 15 a 20 laudas, incluindo título, resumo, introdução, desenvolvimento, conclusão, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, notas e referências.
3. São permitidos no máximo 02 autores por artigo, os quais poderão apresentar o trabalho em conjunto, sendo que somente receberá certificado de apresentação aquele que estiver presente no evento.

4. Apresentar na primeira página, em separado:
*título do trabalho em português, letras maiúsculas, em negrito, centralizado e a área temática que o autor optou dentre as apresentadas;

*nome(s) completo(s) do(s) autor(es), centralizados, seguido de sua instituição de ensino, seu endereço eletrônico e, se for o caso, indicar a qual projeto de pesquisa está vinculado. Se houver mais de um autor, colocar em ordem alfabética;

*resumo em português, com no máximo 2000 caracteres (sem espaços), sem parágrafos, justificado, em espaçamento simples. Não deve conter citação ou notas de rodapé.

*palavras-chaves: mínimo de 03 e máximo de 05.


*tradução em inglês: todos os itens acima (exceto as notas de rodapé) devem ser traduzidos para o inglês, na mesma página com as mesmas regras de formatação.
5. Citações devem estar no corpo do texto, conforme normas da ABNT.
6. Notas podem ser colocadas no rodapé, mas devem ser evitadas. Caso haja necessidade, deverão ser numeradas sequencialmente no corpo do texto (sobrescrito), e apresentadas no final do artigo, antes das referências bibliográficas; ex: FULANO, J. S. Título da Obra. p 32.
7. Referências completas do(s) autor(es) citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética (indicar somente os autores utilizados no corpo do texto).

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V - Disposições gerais

1. A recusa ou confirmação da aceitação será informado por e-mail até o dia 15/10/2013.
2. Os textos das comunicações devem ser enviados com revisão de português na padronização indicada, sob pena de serem recusados.
3. O resumo simples, artigo acadêmico ou científico deverá versar preferencialmente sobre o tema do TCC, da monografia ou da dissertação desenvolvida pelo aluno, destacando as inovações jurídicas do tema na contemporaneidade.
4. A apresentação de cada artigo ou resumo terá duração de até quinze minutos, seguido de cinco minutos de arguições.
5. Os Anais do IV Seminário Interdisciplinar de Mestrados em Direito serão disponibilizados virtualmente no site do mestrado da UEL no link do evento em questão (http://www.uel.br/pos/mestradoemdireito/pages/eventos/eventos-realizados.php).  
6. Esclarecimento e informações pelo e-mail: seminario.interinstitucional@gmail.com

Londrina, 30 de agosto de 2013.
              Marlene Kempfer
   Coordenadora do Mestrado